segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

DE GALETOS, SIRIS & SUBMARINOS

 

 

Passou em brancas nuvens o cinquentenário da abertura do Bar Bem, em São Conrado, e com isso deixamos de rememorar a influência do seu legado gastroerótico direto e indireto nos usos e costumes da juventude carioca naqueles anos, vá lá! prateados. A Barra da Tijuca de então era, além de  apêndice toponímico do bairro da Tijuca, um vasto areal abandonado e sem recursos, sem transporte público, pouco frequentado de dia e e escuro e deserto à noite, e embora houvesse segurança pessoal, quem por lá se aventurasse estaria largado à própria criatividade em termos de apoio alimentar. Os moradores da Zona Norte chegavam de carro via Alto da Boa Vista, ao final de numa longa jornada e os mais prevenidos se viam limitados ao frango com farofa caseiro e cerveja quente. Com o advento do Bem tudo mudou quando o bar lançou um prato de extraordinário sucesso, o galeto ao primo canto, uma jovem penosa assada na brasa e assessorada por bebidas realmente geladas, e a novidade estimulou as incursões noturnas à praia mais adiante. São Conrado deixou de ser bairro de  destino para ser de passagem. Surgiram então na areia da Barra as precárias barracas que vendiam siris (e milho) cozidos e ganhou notoriedade uma nova modalidade esportiva, as concorridas corridas noturnas de submarinos.
A escuridão total era eventualmente devassada apenas pelos faróis dos carros, acesos com parcimônia para não atolar na areia nem expor as manobras navais; os desventurados siris eram lançados vivos num enorme panelão com água fervente e lutavam brava e improficuamente pela sobrevivência tentando abrir a tampa. Era constrangedor e politicamente incorreto, confesso, mas saboroso. 
Com o tempo, a invasão dos condomínios de alto luxo e das comunidades populares mudou o cenário e o Bem (o bar...) acabou, assim como os galetos e os siris - estes talvez por ação dos protetores de animais. E os submarinos submergiram de vez, ante a insegurança geral e à evolução dos usos e costumes... 


.