domingo, 25 de abril de 2021

A CASA DE MINHA AVÓ E O JARDIM ZOOLÓGICO

 No momento em que a cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber um renovado Jardim Zoológico, com anunciadas inovações para conforto dos animais e visitantes, lembro da casa da minha avó materna em Vila Isabel, um sobradão com vários quartos colado ao antigo e então abandonado Jardim Zoológico, que se tornou uma extensão natural do quintal pois bastava pular o muro para desfrutar daquele paraíso secreto, com suas árvores frutíferas, lagos, fontes, pequenos animais e pássaros, muitos pássaros. Durante parte da Segunda Guerra Mundial nela nos apertamos com tios e primos temporariamente sem teto e sem fundos, numa fraterna e precária socialização de necessidades, antecipando o conceito atual de coletivo. A instituição criada pelo Barão de Drummond, raiz do jogo do bicho carioca, é pedra basilar na construção das minhas memórias afetivas infantis.

No térreo do sobrado havia uma pequena loja, ocupada por um sapateiro italiano, sujeito muito magro e alto, dono de um respeitável nariz e com insuspeitado registro vocal de tenor, que aos sábados reunia conterrâneos, abria uma garrafa de vinho, tocava bandolim e cantava lindas árias de óperas e do cancioneiro popular peninsular. Era mágico e triste ver seus dedos retorcidos e manchados de tinta manusearem a palheta com delicadeza e sensibilidade, extraindo do instrumento sons que dançavam pela pequena loja como os de um órgão numa catedral, e angustiante a nostalgia que permeava os cânticos. Minha infância foi marcada por passagens inesquecíveis, e esta foi uma delas.
O tempo passou e a área sofreu intervenções diversas, até se transformar no atual Parque Recanto dos Trovadores. Se a sua conservação não é a ideal, pelo menos ainda permite o desfrute de parte de suas funcionalidades e a renovação de lembranças infantis, entre elas a da saga de um modesto trovador italiano que premonitoriamente antecipou o futuro do recanto.
----------------------
Aproveite o link e conheça as histórias e a História de como um jardim de bichos se transformou num Recanto dos Trovadores.