segunda-feira, 12 de abril de 2021

O CASTELINHO DO LEME (2)

O movimento de vacinação levou os holofotes da zona sul a se voltarem para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Leme, mas provavelmente poucos dos que a visitaram, muitos pela primeira vez, atentaram para a interessante construção ao lado conhecida como Castelinho do Leme. Sede administrativa de um estacionamento construído nos fundos do terreno, o imóvel tem o mesmo padrão arquitetônico do templo e ostenta uma torre que justifica o apelido, foi edificado por Margareth Coney Ligonto, a Miss Coney, adorada professora inglesa que em 1919 fundou o Colégio Anglo-Americano, e teria sido por ela doado à congregação cristã vizinha com cláusula impeditiva de sua descaracterização.

Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, eu tinha nove anos de idade e pretendia prestar concurso para o Colégio Militar, mas meu pai, que era professor no Anglo, foi convocado para o serviço ativo no Exército em outra cidade, inviabilizando meus planos. Sabedora de minha frustração, Miss Coney generosamente me acolheu em sua casa, onde morei por mais de um ano, e financiou meus estudos preparatórios e parte do período inicial no Colégio Militar, onde consegui ingressar. Foi uma fase que marcou positivamente minha vida para sempre.

Visitei o local recentemente, já parcialmente transformado em estacionamento pelo retrofit, consciente de ser o único sobrevivente daquele período; encontrei o casarão bem conservado, vazio de móveis e pessoas mas pleno de inesquecíveis lembranças e memórias amigas. Dias antes tivera a confirmação que Miss Coney era uma pessoa especial: encontrei na web uma entrevista do ex-chanceler Azeredo da Silveira em que conta ter sido aluno do Anglo quando seu pai foi preso por razões políticas e precisou abandonar os estudos por falta de dinheiro para pagar as mensalidades. Sabedora do problema, Miss Coney assegurou-lhe total gratuidade enquanto perduraram as dificuldades, criando condições para sua vitoriosa carreira diplomática. Miss Coney não teve filhos biológicos, mas foi como uma mãe reconhecidamente presente na formação dos seus milhares de alunos.


.