segunda-feira, 9 de março de 2020

A ciranda, o ovo e a galinha


A ciranda é uma dança de roda popular em Pernambuco, em que os participantes dão-se as mãos, cantam e evoluem em círculos concêntricos, como elos de ondulantes correntes humanas. Aproximando desconhecidos em espontânea manifestação de alegria e solidariedade implícita, tem o dom de unir e nivelar pessoas em gozo de efêmera felicidade coletiva.


----------------------------

Até recentemente coexistiam na Avenida N.S. de Copacabana dois tradicionais restaurantes populares, um em cada lado da via - o Cirandinha, cujo nome nenhuma relação explícita tinha com a dança nordestina e o Gourmet 280, em frente, um misto de padaria, lanchonete e restaurante self-service. Mãos metaforicamente dadas, eram elos comerciais da cada vez menor ciranda de ícones da história de Copacabana e tinham como referência em comum o ovo e a sua, digamos, descendência. Admitindo-se que ele nasceu antes da galinha...
O Cirandinha, bem mais antigo, ocupava uma loja estreita e comprida com pequena lanchonete na entrada, onde as vitrines do balcão em formato de ferradura exibiam, além dos cansados salgadinhos engordurados de boteco - coxinhas, croquetes, rissoles e empadas - a especialidade da casa, que eram os ovos cozidos descascados envoltos por crosta à milanesa, que logo me conquistaram pela praticidade. Fui consumidor fiel por algum tempo até que os donos, emparedados pela estagnação empresarial do negócio, jogaram a toalha e o local se transformou em mais um apertado e anódino mercadinho. Soltou-se uma das mãos e com os ovos foi-se mais um elo da ciranda gastronômica popular de Copacabana.


Já o Gourmet 280 ocupava uma loja bem maior, dividida entre lanchonete e padaria interessantes pela variedade e qualidade dos seus produtos, além de inexpressivo porém movimentado restaurante a quilo. Era mais novo e moderno e tinha como referência na lanchonete, a preço camarada, uma exuberante sobrecoxa de frango empanada que valia por um almoço e brincava ser a evolução natural do petisco do Cirandinha.
Mas logo outras mãos se soltaram, e o Gourmet deu lugar a uma farmácia, mais uma. O ovo, que nasceu primeiro do outro lado da Avenida, e antecedeu o frango, gerou desta vez mais uma asséptica galinha dos ovos de ouro.

.

Nenhum comentário: